sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A experiência do cuidado de si

a clínica entre o cuidado do tempo e o tempo do cuidado


Cuidar de si em meio a este mundo que se apresenta parece nos levar a estabelecer relações mais saudáveis entre cuidado e tempo, para sairmos de uma urgência que nos leva a um consumismo vazio de desejo (porque cheio demais de “carências” e “vontades” e “compulsões”), que por sua vez nos retorna à urgência, trazendo relações de sofrimento.
(Fernanda Ratto de Lima)

Há uns três metros de distância, o livro parece dos que tratam de videoarte, cultura ciberpunk, bioética ou coisa parecida. Um passo à frente e o livro começa a parecer, devido aos logotipos e diagramação da Eduff, algum tipo de publicação sobre questões jurídicas ligadas às experiências com seres vivos; bioética novamente... Me aproximo mais do livro e já consigo ler o título A experiência do cuidado de si. O título, somado à impressão imediatamente anterior, é bastante sugestivo, parecendo, em um primeiro relance, dizer respeito à abertura ao público de documentos referentes a alguma experiência secreta do governo envolvendo fetos isolados em tanques com luz neon ou coisa parecida. É ainda no meio dessa viagem de biopoder que me recordo da noção de cuidado de si como uma noção foucaultiana e penso: “é claro que se trata de um estudo da noção de cuidado de si em Foucault”. Ou será que não?! O que ela estaria querendo dizer com “experiência”? E mais: qual a função do artigo definido com o qual o título do livro se inicia? “A” experiência, mas qual?! Seria para falar de um “em si” da experiência? Antes de ficar nítido o nome da Fernanda Ratto de Lima, em itálico, no canto superior da capa, lemos o subtítulo: a clínica entre o cuidado do tempo e o tempo do cuidado. O que o livro nos conta é de uma experiência de cuidado de si. Ou de várias; várias em uma, várias em várias, uma qualquer em outra qualquer. Uma experiência qualquer, uma experiência comum – não porque arbitrária, banal ou insignificante, e sim porque pode produzir um aumento no grau de abertura comunicacional, pode ampliar as bases para a intensificação de um plano comum. Aos poucos, e de modo circular, começam a ficar nítidos alguns detalhes de uma oficina de mosaico enquanto experiência clínica e de uma clínica enquanto experiência de mosaico. Os CAPS, o dispositivo do Acompanhamento Terapêutico, a experiência do cuidado de quem cuida, um plano pessoal e um plano coletivo operando simultaneamente, dois planos que não passam de um mesmo plano... As questões paradoxais evocadas pelo subtítulo, dizem respeito, a meu ver, à indissociabilidade entre clínica e política que se evidencia, por exemplo, quando me aproximo um pouco mais do livro, destaco um trecho na página 164 e o utilizo acima como epígrafe.

"A experiência do cuidado de si - a clínica entre o cuidado do tempo e o tempo do cuidado" (Editora da UFF, R$30,00)
Autora: Fernanda Ratto de Lima


Lançamento: 19/09/12, 17h30, Livraria Travessa 1 (Travessa do Ouvidor 17, Centro, Rio de Janeiro)
 
Mais informações:
http://migre.me/aDSTg

3 comentários:

Fernanda disse...

Sim, são muitas experiências... experiências que pedem mais experiências pra continuar a viver. Por isso é tão emocionante experienciar uma reverberação da experiência que foi fazer esta pesquisa através da apropriação de um outro. O artigo definido foi questão na hora da escolha do título. Pensou-se: "uma"? "a"? Neste caso, como sempre paradoxal, percebemos que "uma" definiria muito mais do que "a". Funcionou! Para um espírito sensível e generoso como o seu, que vibra e brinca junto. Só quero te agradecer, também por mais essa, e hoje e sempre.

Sandro Rodrigues disse...

Pois é... Talvez eu pudesse ter dado um pouco mais de relevo para o aspecto paradoxal que emerge quando o cuidado de si é trabalhado a partir do plano pré-refletido da experiência, mas acho também que seu espírito sensível captou bem as modulações de frequência e amplitude...

Anônimo disse...

2Hola, hemos agregado un trackback (enlace hacia este artículo) en el nuestro ya que nos pareció muy interesante la información detallada pero no quisimos copiarla, sino que nuestros lectores vengan directamente a la fuente. Gracias... consulta por placa - consulta por cedula - tarjeta en colombia - tarjeta en colombia - tarjeta en colombia