quarta-feira, 1 de julho de 2015

Artigo científico apresenta o Primeiro Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro

Em novembro de 2014, foi realizado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) o Primeiro Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro, com a participação de pesquisadores, ativistas, estudantes e profissionais do campo das drogas tornadas ilícitas pelo proibicionismo. Organizado pelos psicólogos ativistas Fernando Beserra e Sandro Rodrigues, o evento foi motivado por notícias alarmantes na mídia e seus reflexos clínico-políticos na sociedade. 
A abertura do evento contou com a presença de professores do ISERJ, dentre os quais o próprio Fernando Beserra. A primeira mesa temática, Psicodélicos e Redução de Danos, teve a presença do músico e psicólogo Sandro Rodrigues, do cientista social e redutor de danos Tiago Coutinho e dos fotógrafos do site Mundo Cogumelo, Rafael Beraldo e Danyel Sylvestre, tendo sido mediada pelo cientista social e redutor de danos Dênis Petuco. Na mesa da tarde, Psicodélicos e políticas de drogas, estiveram presentes o psicólogo Fernando Beserra, o integrante da Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (FEDDH-RJ), Rodrigo Mattei, e o vereador Renato Cinco (PSOL-RJ), com mediação de uma organizadora da Ala Feminista da Marcha da Maconha do Rio de Janeiro, a historiadora Thamires Regina.
Tendo por objetivos a fixação de um documento histórico acerca do Seminário, pioneiro no Estado, assim como a elaboração de um material introdutório sobre a experiência humana com fármacos psicodélicos, os pesquisadores Sandro Rodrigues e Fernando Beserra elaboraram o artigo científico Drogas pesadas em Discussão no Primeiro Seminário sobre Psicodélicos do Rio de Janeiro, com base na organização e em debates levantados pelo Seminário. O artigo acaba de ser publicado numa edição sobre proibicionismo e antiproibicionismo da Revista Argumentum (UFES), que conta também com debates e artigos de companheiras e companheiros na luta antiproibicionista, como a Rita Cavalcanti, a Juliana Batistuta, o Francisco Inácio Bastos, a Isabela Bentes, a Luciana Boiteux, o Pablo Ornelas, etc.
É com uma enorme satisfação que disponibilizamos o artigo para ampla divulgação.

Espero que apreciem a leitura como uma boa viagem (nossas vitórias não serão por acidente)!

Ósculos e amplexos,
Sandro Rodrigues.

Baixe aqui o artigo.



Nenhum comentário: